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Como se comunicar com os consumidores em tempos de crise?

Por: Sarah Américo

Apostar nas redes sociais é a alternativa mais eficaz.

Produzir conteúdos referentes ao momento é uma forma de gerar bom engajamento.

Em tempos de crise, a adaptação às circunstância faz parte de todas as áreas da vida, inclusive das empresas de comunicação e marcas. Quando se trata de instituições que fornecem produtos e serviços ou trabalham com a comunicação, essa ação precisa ser ainda mais eficaz para atingir não somente o seu público, como também possíveis stakeholders. Nesse momento de pandemia devido ao novo coronavírus, você sabe qual a forma mais correta para se comunicar?

Não é de hoje que as redes sociais são as principais ferramentas utilizadas para comunicação entre marcas e consumidores, e no atual cenário em que o mundo se encontra, apostar nas plataformas disponíveis online é a escolha mais apropriada pois são os melhores mecanismos de comunicação em massa disponível no momento, visto que boa parte das pessoas estão em isolamento social. Algumas dicas para promover boas publicações são:  

Regularidade de postagem  

Algo que toda empresa de comunicação está acostumada a fazer é o planejamento de redes. Por isso, ter definida a regularidade de postagens é algo comum e imprescindível ainda mais em momentos de crise. Publicar com regularidade é uma forma de abastecer suas redes sociais, se comunicar com o público, passar credibilidade e mostrar presença em momentos necessários.  

No entanto, não é qualquer tipo de publicação que deve ser empregado: é necessário apostar em conteúdos relevantes, que despertem o desejo dos consumidores para acompanharem as demais publicações.  

Estudo de concorrentes  

Uma maneira de criar conteúdos relevantes é estudar os seus concorrentes, de modo a identificar o que eles estão fazendo e as lacunas que têm sido deixadas de lado. Essa é uma forma de obter referência para criação de conteúdos e apostar naquilo que não tem sido explorado, possibilitando a criação de um material mais rico e diferenciado, que é o que as pessoas mais querem, seja em tempos de crise ou em dias normais.  

Produzir conteúdos ligados ao momento  

Quando passamos por algum problema, tendemos a procurar por soluções. Em momentos de crise, como a causada pelo coronavírus, ter conteúdos ligados ao momento é algo essencial, porque além de demonstrar que a marca está por dentro do que está acontecendo e que possui vertentes para solucionar parte do problema, consegue gerar o engajamento dos usuários, uma vez que oferecem o que buscam. 

Aposte no SEO  

Não é de hoje que o SEO é o queridinho do marketing, e por mais que essa tática demore para gerar resultados, ela é a melhor maneira de se posicionar. Por isso, intensificar seu uso ou passar a utilizá-lo em momentos como o atual, é uma maneira de posicionar o seu negócio, principalmente porque o estudo de palavras-chave proporciona não apenas a visualização dos assuntos que estão em alta e precisam estar nas suas redes, como também torna sua marca relevante e referência a longo prazo.