VOLTAR

Criadores x Influenciadores: qual a diferença entre eles?

Por: Sarah Américo

As profissões inseridas no contexto online podem ser semelhantes, entretanto, existem fatores que as diferenciam. Você sabe quais são eles?

Devido ao aumento de influenciadores digitais, ter um planejamento estratégico é cada dia mais necessário

Ao se falar em criadores e influenciadores, dá para pensar que ambas as profissões se assemelham, uma vez que os influenciadores são responsáveis pelos conteúdos que eles criam para o seu público. Mas, se esse é o seu pensamento, ele está equivocado, porque influenciadores digitais são todas as pessoas que possuem um amplo número de seguidores que acompanham diariamente as publicações.

Porém, não é só o ato de acompanhar que as tornam “influencers”. Além de carregarem uma inúmera quantidade de fãs, também precisam, de certa forma, ser responsáveis pela tomada de decisão do seu público fiel. E é por essa razão que os maiores influenciadores brasileiros são muito diversificados. Entre os cinco mais populares, podemos encontrar pessoas que surgiram em plataformas online, como é o caso de Whindersson Nunes e Felipe Neto, até cantores, jogadores de futebol e atores/apresentadores, como Anitta, Neymar e Maisa Silva.

Mas, se são eles que direcionam os seus conteúdos, em que se diferem dos criadores digitais? A resposta é simples. Apesar dos influenciadores darem visibilidade para o conteúdo que trabalham, por trás dessa criação existem os criadores digitais. E quem são eles e quais suas funções? Para quem olha de fora, fazer uma publicação para rede social é algo simples, afinal, é só escolher algo e publicar. Entretanto, é aí que as pessoas se enganam. Para uma marca ou pessoa ser influenciadora, é essencial todo um preparo da publicação, pois é necessário um bom engajamento para que o conteúdo seja relevante.  

O responsável pela criação de tudo - a checagem dos melhores dias para publicar, quais são os conteúdos, a forma como as publicações devem ser feitas, ou seja, todo o planejamento estratégico dos meios de comunicação do cliente - é o criador de conteúdo. Então, quando precisamos apontar as diferenças entre um e outro, podemos definir que os influenciadores digitais são a cara da criação, mas por trás deles existem os criadores que fazem com que as publicações sejam bem-sucedidas.

Algo que não pode ficar de fora quando se aponta a diferença entre influenciadores e criadores digitais, é que todo “influencer”, pelo menos um dia na vida, já foi criador, já que no início ele era responsável por alimentar suas plataformas. Porém, em um determinado momento, optou por contratar uma pessoa que fosse totalmente responsável pelo planejamento total das publicações, para que ele só ficasse dedicado à visibilidade do que ele aborda em seus conteúdos e o material passasse a ser cada vez mais relevante.