VOLTAR

Engajamento com a marca: Instagram

Por: Mayara Zago

Está começando um negócio e não tem ideia de como aumentar sua audiência? Que tal usar o Instagram como um aliado?

O Instagram hoje é a rede social mais explorada na busca por resultados que gerem mais vendas e visibilidade. Para aproveitar isso da melhor forma, algumas estratégias podem ser utilizadas, como elaborar um planejamento de conteúdo aliado a uma estética visual chamativa.

O primeiro passo é entender que o Instagram exige uma linguagem fácil e rápida, que pode ser aplicada desde a escolha de um nome fácil de ser lembrado e reproduzido, para que possam marcá-lo sem dificuldade, até no estilo de escrita dos posts. Após isso, defina uma paleta de cores baseada na identidade do seu negócio e tente aplicá-la em todas as fotos que forem para o feed (mesmo que seja apenas um objeto com a cor). Mas, lembre-se, se forem carrosséis o importante é que a primeira foto faça sentido com a que ficará ao seu lado no feed.

Por exemplo, o perfil no Instagram do cinegrafista e fotógrafo francês Tanguy (https://www.instagram.com/tanguydlvt/?hl=pt-br) permite entender como o uso de uma paleta de cores é importante para manter o perfil harmonizado. Repare que ele usa pelo menos um pequeno fragmento do amarelo em cada uma de suas fotos, combinando seu feed e deixando-o convidativo.

Quando se tem uma marca, gerar uma proximidade com o consumidor é essencial e pelas redes sociais, isso pode ser transparecido por meio de likes em comentários, curtidas nos posts que contém a marcação do perfil e, responder aos usuários tanto no inbox quanto na parte de comentários nas publicações.

O engajamento deve ser seu principal objetivo.

O Instagram também disponibiliza os stories, que têm a chance de ser a vitrine de seu conteúdo.

Além das marcações e do uso de hashtags no feed, explorar os recursos é primordial (veja mais neste artigo LINK). Que tal fazer uma live para responder as principais dúvidas do seu público? Ou deixar a caixinha de perguntas aberta para que os usuários façam reclamações, sugestões ou elogios?

Essas e outras ferramentas estão disponíveis na parte de stories. Recentemente, o Instagram tem investido no Instagram Music e no Cenas como recursos para que os usuários interajam ainda mais com seus seguidores.

O primeiro permite colocar um trecho da letra de uma música ou reproduzi-la em cima de algum vídeo ou foto. Já a segunda funcionalidade é bem parecida com o aplicativo chinês TikTok, que dá a possiblidade de fazer um vídeo a partir da gravação de várias cenas diferentes, ou seja, além de poder fazer na hora ou pegar vídeos prontos na galeria, o usuário tem a chance de criar um vídeo só a partir de uma edição personalizada com cenas em diferentes ângulos e cenários. Música, temporizador e velocidade são algumas das possibilidades para editar.

Quanto maior a frequência de stories na semana, maior a visibilidade no aplicativo dos seus seguidores, mas tenha um número certo e não extrapole, para que a visualização não seja cansativa.

Por fim, colete todas as métricas de seus posts e trace estratégias de impulsionamento de conteúdo, focando em campanhas e patrocínios para atingir ainda mais usuários. A ponte com as outras redes é de extrema importância, portanto, não esqueça de disponibilizar links e fazer o compartilhamento dos posts no Twitter e Facebook, por exemplo.

Com a estratégia certa, o engajamento pode te surpreender e trazer ainda mais clientes!

Que tal dar uma chance para o Instagram hoje?