VOLTAR

Está com burnout? Confira dicas para lidar com essa síndrome

Por: Sarah Américo

Esgotamento profissional está associado à falta de reconhecimento e excesso de trabalho.

Praticar exercícios, saber dizer não e se conhecer, são fatores importantes.

Se de repente, na sua vida, todos os seus problemas giram em torno do trabalho, está se sentindo exausto, não consegue ser produtivo e tem mudanças gradativas de humor, você deve estar sofrendo de burnout. Sabe o que é isso?

Considerada uma das doenças do século XXI, a síndrome do burnout está mais presente do que se imagina na realidade das pessoas. Isso acontece devido ao esgotamento profissional causado por falta de reconhecimento, excesso de trabalho e problemas de relacionamento.   

Quem tem essa síndrome tende a apresentar alguns sintomas profissionais e pessoais como:  

  • Afastamento social;   
  • Mudança de comportamento;
  • Agressividade;
  • Dificuldade de concentração;
  • Ansiedade.

Na maioria dos casos, não cuidar do problemas ou não se prevenir pode causar incidentes maiores, como a depressão. Para a prevenção, existem alguns hábitos diários capazes de afastar o burnout. Alguns deles são:

Praticar exercícios físicos   

Ter uma rotina de atividades físicas com frequência de pelo menos três vezes na semana, já é o suficiente para reduzir o estresse e a ansiedade e fazer você se desconectar do trabalho. Fazer desse hábito algo contínuo, é uma forma de cuidar da saúde de modo total e melhorar sua disposição.  

Ter um bom sono   

Dormir é uma das melhores formas de relaxar. Por isso, nesse momento, nada pode nos atrapalhar, pois necessitamos de descanso profundo para restaurar o organismo. Ter uma rotina de sono, como horário para acordar e dormir e preservando as 8 horas recomendadas por profissionais da saúde, é uma forma de desconectar e repor as energias.   

Tenha uma vida social 

Trabalho é trabalho e vida social é vida social. Sendo assim, quando sair do escritório se desligue e volte apenas em suas tarefas no próximo dia útil. Não abra mão dos seus momentos pessoais de distração. Sair para conversar, se divertir e conhecer pessoas novas é extremamente importante, pois desperta novos sentidos e aprimora nossa criatividade.   

O poder do não   

Muitas vezes temos medo de dizer não, principalmente no ambiente de trabalho. No entanto, tornar essa prática algo contínuo (quando convém), evita o Burnout, pois evita o acúmulo de responsabilidade e melhora a saúde mental. Por isso, não se reprima e posicione-se quando for necessário. 

Se conheça 

O melhor jeito de driblar qualquer situação é conhecendo a si mesmo, porque dessa forma, sabemos do que gostamos, o que nos intriga e, o principal quando se trata de trabalho: o nosso limite. Ao se conhecer você desperta o seu emocional e outras funcionalidades. 

Uma boa alimentação muda tudo 

Comida e atividades físicas caminham junto, não é mesmo? Então, onde uma está a outra deve marcar presença também. Ter uma alimentação adequadas repõem as nossas energias, melhora a imunidade, sono e humor. Apostar em uma rotina saudável é possibilitar maior estabilidade profissional e pessoal.