VOLTAR

Os posts têm prazo de validade! Descubra quanto tempo eles duram

Por: Sarah Américo

24 horas é o tempo máximo de uma publicação.

Saber o horário certo para fazer as publicações melhora o engajamento.

Você sabe quanto tempo a sua publicação tem de vida útil depois de postada para o público? Saber a durabilidade do post em cada rede social é uma ferramenta para ajudar na produção de conteúdos relevantes.

Tudo na vida tem prazo de validade. E não é porque as postagens nas redes sociais ficam armazenadas e podem ser acessadas por qualquer pessoa a qualquer hora e dia, que elas estão isentas dessa lei natural. Pelo contrário, possuem prazo de validade, que não é tão duradouro.   

24 horas. Esse o tempo que a repercussão de uma publicação dura nas principais redes sociais, sendo que muitas delas não chegam nem à metade desse rendimento, apresentando um tempo de engajamento bem curto.  

Classificando o tempo hábil dos post nas redes sociais em ordem crescente, temos: 

  • Twitter - é a primeira plataforma em que a publicação perde a vida útil, isso porque seu tempo limite não passa de 18 minutos em meio à grande quantidade de publicações feitas a cada hora. Por isso, para trabalhar nessa rede e estar sempre em alta, é necessário apostar em estratégias específicas.  
  • Facebook - no queridinho dos brasileiros o tempo de duração de uma publicação não passa de 5 horas. Por isso, apostar em uma única publicação diária é mais do que o necessário para manter o engajamento, caso contrário, se optar por múltiplos posts irá distribuir as curtidas e uma publicação irá anular a outra.
  • Instagram - sabia que a vida útil de uma publicação no feed é mais rápida do que no story? Pois é, o tempo máximo de um post nessa plataforma é de 21 horas. O seu funcionamento é semelhante ao do Twitter, mas, diferente do passarinho azul, aqui não é recomendável fazer mais de uma publicação por dia, e se for o caso ter muitos posts, o uso de hashtag é a ação mais certeira para manter o engajamento e visibilidade. 
  • Linkedin - de todas as quatro redes mais utilizadas pelas empresas, a plataforma corporativa é a campeã, porque a vida útil de uma publicação é de 24 horas.

Na sequência, vem o YouTube, com 20 dias; Pinterest, com 4 meses; e a rede com tempo de visibilidade mais amplo: o Blog, que dura dois anos.

Algo que precisa ser levado em consideração junto ao tempo de vida útil da publicação é que em cada redes existe um horário ideal para soltar o post. Saber escolher a melhor hora das redes da sua empresa, é tornar os seus conteúdos mais relevantes e fazer com que tenham melhor performance.