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Sac 2.0: Por que esse canal precisa de atenção?

Por: Sarah Américo

Proximidade é o que o consumidor mais busca em uma empresa.

Atendimento eficaz sempre foi um dos principais fatores para a imagem positiva de uma empresa.

Só quem já teve um post ou mensagem respondidos por uma empresa que gosta ou teve o seu problema solucionado por meio da interação nas redes sociais da empresa, sabe como é gratificante esse contato, visibilidade e comunicação.

O atendimento não é nenhuma novidade para as empresas e nem para os clientes, afinal, esse é um recurso presente há bastante tempo, sendo o principal meio existente para solucionar dúvidas e problemas do público. Sendo assim, o chamado Sac 2.0 não é de todo inovador. Sua principal diferença consiste em atuar no ambiente online, seja por chats, página de facebook ou outras redes sociais, meios virtuais em que o consumidor pode expressar a sua opinião e questionamento e obter resposta de forma rápida.  

Do telefone aos meios de comunicação digital, o atendimento sempre foi uma dos principais fatores que determinou o reconhecimento positivo das empresas. Se antigamente, apesar da demora, a propagação e comentários negativos se expandia significativamente e esse já era um setor que recebia atenção e investimentos das marcas, atualmente, com as redes sociais cada vez mais presentes e ágeis, o interesse e cuidado nessa área ficou ainda maior, visto que para uma empresa ser difamada basta apenas um clique ou avaliação. Como nenhuma marca quer isso, a tendência atual é montar uma equipe responsável pelo Sac 2.0.

Solucionar problemas não é a única tarefa deste canal. Podemos destacar, dentre suas atividade e atribuições:  

  • Proximidade: o sentimento de pertencimento à marca faz com que o consumidor se sinta representado por ela. Responder e reagir à interação do público o aproxima da empresa.  
  • Agilidade na resolução de problemas: quando em apuros com serviços ou produtos adquiridos, o que mais desejamos é solucionar o problema. Por essa razão, obter soluções de maneira rápida, além de ser uma forma de agradar o consumidor, também é uma maneira da empresa ser vista com bons olhos quando se trata de solução de problemas. Trabalhar com o Sac 2.0 é ter a chance de oferecer respostas rápidas para os seus clientes.
  • Ampliação dos canais de atendimento: oferecer mais uma plataforma para se comunicar com a empresa é um ponto positivo, pois otimiza e agiliza a solução de dúvidas e requerimentos, além de mostrar aos consumidores que a empresa se faz presente em todas as redes sociais para representá-los e auxiliá-los no que precisarem.

Quando um consumidor gosta da marca, mais do que ter seus gostos representados e atendidos por ela, o que ele quer é ser ouvido quando necessário e ter seus problemas solucionados quando precisar. Por isso, apostar no serviço de Sac 2.0, além de ser algo necessário, é uma forma de se destacar diante da imensidão de marcas existentes.